No ambiente de academia, é comum ver as pessoas dando ênfase ao quadríceps. Isso ocorre principalmente porque ele é composto pela união de quatro músculos, o que torna a definição mais aparente e, esteticamente, mais almejada.
Mas esse assunto requer atenção, principalmente por parte dos profissionais que prescrevem estes treinamentos. Pois, se a pessoa está com a parte anterior da coxa hiperativa, a posterior não consegue exercer a força necessária. Assim, ocorre um desequilíbrio do índice I/Q, que é a relação entre isquiotibiais e quadríceps.
Naturalmente, o quadríceps já possui uma força superior. O comum é que os isquiotibiais exerçam 50% de força em comparação com o quadríceps. Desta forma, se a força do agonista foi avaliada em 30kg, o antagonista deve exercer 15kg.
Não há como ter esses resultados detalhados sem auxílio da tecnologia. Porque é com avaliação de força com dados seguros que esses resultados serão mensurados.
Na plataforma de saúde da E-lastic é possível avaliar em tempo real e gerar relatórios exclusivos. Assim, é visualizada qual a capacidade de força que cada pessoa suporta, de acordo com seus grupos musculares (superiores e inferiores).
Para posteriormente, fazer a prescrição do treino adequado, sem sobrecarga, para buscar uma simetria.
Clique aqui e confira como funciona essa avaliação.
Entre os cinco relatórios gerados pela plataforma, há o relatório de assimetria.
Ele identifica o desequilíbrio entre o membro do lado oposto e, também, do mesmo membro (índice I/Q). Ao avaliar a força do extensor e do flexor, o profissional visualiza, em gráfico com dados seguros, se há este desequilíbrio.
Esses dados são os principais indicadores para prevenção de lesões.
Pois, caso seja sinalizada essa diferença, será necessário um treinamento para alcançar a simetria e evitar lesões na articulação do joelho e na posterior de coxa.
Quer conhecer mais sobre a nossa tecnologia e proporcionar qualidade de vida através dos seus atendimentos? Fale com um dos nossos especialistas e conheça o plano ideal para você!