A fisioterapia preventiva busca tornar o funcionamento da musculatura e articulações mais eficientes. Veja neste artigo mais detalhes sobre essa importante abordagem fisioterapêutica.
É comum que se associe a fisioterapia ao tratamento de dores ou lesões. Só que essa ideia não é 100% certa, afinal, a fisioterapia também pode atuar para evitar que essas patologias aconteçam. É aí que entra o papel da fisioterapia preventiva.
Essa técnica utiliza-se de diversas técnicas que buscam tornar o funcionamento da musculatura e articulações mais eficientes. Evitando, ou melhor, prevenindo que o paciente desenvolva um problema mais sério no futuro.
É o ditado “melhor prevenir do que remediar” na sua essência.
Quer saber mais sobre a fisioterapia preventiva e suas vantagens? Continue a leitura deste artigo!
A fisioterapia preventiva tem como objetivo ajudar a prevenir o surgimento de doenças e problemas com o corpo. Deixando para trás a ideia de que a fisioterapia funciona apenas como um processo de reabilitação.
A fisioterapia preventiva se adapta facilmente à realidade do paciente, isto é, ela atua dentro das limitações físicas, respeitando as necessidades de cada um. O tratamento preventivo identifica as fraquezas do indivíduo e trabalha em cima de cada uma delas.
Se o paciente tem um déficit de força, o fisioterapeuta planeja as sessões e treinamentos com base nisso para fortalecer o músculo débil, por exemplo. Esses treinamentos podem complementar atividades físicas com treinamento de força, sem nenhum problema.
Não há restrições a quem pode se submeter a essa abordagem. Contudo, há alguns grupos da população – com mais especificidades – que podem se beneficiar mais com a fisioterapia preventiva.
Saiba a seguir quem são eles para poder se preparar e atendê-los na sua clínica.
Para os idosos, a fisioterapia preventiva é fundamental. Já se sabe que com o avanço da idade, os músculos, os ossos, tendões, etc se enfraquecem. O que pode levar a graves lesões e prejudicar o estilo de vida dos idosos.
Portanto, ao se submeterem à fisioterapia preventiva, os idosos conseguem condicionar o corpo a desempenhar determinadas atividades e prevenir doenças e lesões.
Além de ter mais qualidade de vida, o idoso consegue desempenhar melhor suas funções motoras.
O brasileiro trabalha, em média, 1737 horas por ano. O que corresponde a quase 20% do tempo de vida de uma pessoa no ano. Por ser um lugar em que passamos boa parte do tempo, a rotina e o ambiente de trabalho podem comprometer a saúde.
Coisas como estresse, pressão, movimentos repetitivos e posturas inadequadas – que podem levar a dores na lombar – contribuem para o surgimento de doenças. Por razões como essa, diversas empresas já adotam medidas para evitar isso.
É comum a prática da famosa ginástica laboral nos ambientes de trabalho para que os trabalhadores possam dar um tempo da rotina e se exercitarem.
Por desempenharem funções em esportes de alto rendimento, que exigem muito do corpo e dos músculos, por exemplo. Os atletas são um grupo que estão sempre em busca de não se lesionarem, já que isso pode significar o afastamento do esporte.
Então é muito comum que os atletas procurem maneiras de prevenir lesões musculares, realizando acompanhamento consistentes com fisioterapeutas esportivos.
Portanto, se você deseja focar no atendimento de atletas, permita-se aprender técnicas e utilizar ferramentas que te auxiliem a prevenir lesões musculares. Desta forma, você conseguirá se destacar e ter mais pacientes.
Se ainda não ficou claro para você todos os benefícios da fisioterapia preventiva, eu explico com mais detalhes abaixo.
Recapitulando: esse método proporciona mais qualidade de vida, disposição e ajuda a evitar lesões ou doenças. E isso sem sofrimento ou grandes sacrifícios para o paciente.
Entre os benefícios da fisioterapia preventiva, podemos destacar:
Por ter tantos benefícios para os pacientes, considere investir em ferramentas que te dêem um diferencial no mercado e te auxiliem a conseguir mais clientes.
O E-lastic é uma plataforma de avaliação de força muscular que permite aos fisioterapeutas analisarem com detalhes a força de cada paciente.
E isso pode ser feito tanto após uma lesão ou cirurgia, como a reconstrução do LCA, quanto antes de qualquer lesão acontecer.
Sendo uma ferramenta de grande importância profilática, o E-lastic oferece funcionalidades únicas como o relatório de assimetria que identifica com precisão a força que cada músculo tem e os compara para identificar se há desequilíbrio muscular.
Já que músculos assimétricos são predispostos a lesões. Os mais de 850 fisioterapeutas e educadores físicos que utilizam o E-lastic contam com essa e diversas outras funcionalidades que os ajudam a prevenir lesões e doenças musculoesqueléticas.
Tudo isso é feito de maneira bem simples pelo aplicativo conectado ao dinamômetro isométrico. Em poucos segundos as informações estão na palma da mão para que a tomada de decisão possa ser feita.Você pode saber mais sobre o E-lastic na nossa página de funcionalidades ou entrando em contato com um dos nossos especialistas.